VISÃO SISTÊMICA. Um desafio de todo TST.


oi! a imagem é de autoria de IFdA. Se for copiar, cite a fonte.


VISÃO SISTÊMICA. Um desafio de todo TST.

Afinal do que se trata?

Fácil! A Wikipédia responde[1]:
Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo.

Apesar de parecer fácil, entender e compreender o relacionamento entra todas as normatizações de saúde e segurança do trabalho, constitui-se no maior desafio de quem se aventura na área.
Quando em 2005 realizei o curso técnico em Porto Alegre - RS, estudar NR – Norma Regulamentadora me parecia uma tarefa inglória. Nada do que fosse dito por meus professores, quando estavam presentes em sala, desvendava este mistério, e confesso, não visualizar a malha normativa em boa parte de sua extensão foi uma barreira quase intransponível para o acesso ao Mercado de Trabalho.
Mas, nessa terra de meu Deus (considerando que Deus seja brasileiro), filho de pobre tem de se virar e transformar dificuldade em conquista... todos os dias...
Então, humildemente, aqui vai algumas dicas para quem está começando agora, ou já começou e ainda tem dificuldade.


Dica 1) O segredo está em conhecer o sistema.
Tá vendo aí? Fácil!
E é fácil mesmo se você entender a empresa onde você está trabalhando ou estagiando como um corpo, sim um corpo, o seu corpo.
Seu corpo é um sistema onde cada órgão, cada membro tem uma responsabilidade (tarefa) e a realiza considerando uma determinada exposição ao ambiente (risco). Então cada órgão e membro de seu sistema colabora (funcionário) no objetivo fim de mantê-lo vivo (saúde) e pronto para enfrentar novos desafios (segurança).
Pensando assim, transfira esta sabedoria para a empresa onde você executa seu trabalho, seja ele qual for.
Pense que esta estrutura tem algo a produzir (objetivo fim) e que esta produção depende da sabedoria (qualificação) dos colaboradores (funcionários). E que cada um no decorrer do processo (produção) tem uma responsabilidade (tarefa) que lhe expõe a um determinado problema (risco) que tem e deve ser controlado para manter o colaborador seguro e saudável determinando a continuidade do processo. Pronto temos aqui uma visão do todo, a visão sistêmica.
Agora que vemos o todo, nosso próximo passo é conhecer quem faz o que dentro do processo, ou seja, conhecer a nossa População Laboral.
E aqui, técnico começamos a falar de Norma Regulamentadora, e começamos pela mais importante, (do ponto de vista desta profissional que aqui humildemente põe a cara a tapa), a NR 1 – Disposições Gerais.
Aliás aproveitando, já pedindo desculpas aos especialistas, “Disposições Gerais” não é título de norma, mesmo porquê, todas as atuais 36 normas, possuem disposições gerais sobre o assunto que abordam, então se me permitem, sugiro titular a NR 1 pele assunto que aborda, ou seja, “Responsabilidades Contratuais”.
No próximo post ampliamos a discussão.

Se você chegou até aqui, saiba que foi um prazer repartir ideias com você!



Sobre a autora:









Isabel Fernanda de Araujo
Multiplicadora do Programa eSocial para empresas e profissionais de SST
Instrutora do Curso Técnico de Segurança do SENAI - GAMA – DF
Técnica de Segurança do Trabalho formada pela ETCOM/UFRGS
Registro no SRT-DF 1334
Brigadista / DEA – CBMDF
Gestora de Tecnologia da Informação - SENAC - DF
Pós-Graduanda Educação Profissional – SENAI CETIQ - RJ
(61) 99988.3640


[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_sist%C3%AAmico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira temas para abordagem deste Blog!

Brasil é 2º país do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho (G1 01/05/2021 - Feriado?? Dia do Trabalhador???)

Por Patrícia Basilio, G1  01/05/2021 05h00  Atualizado há 2 horas De 2002 a 2020, país registrou taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos fo...